Investir em madeiras nobres ainda não é uma forma de aplicação tão conhecida. Por isso, entenda as vantagens de investir em florestas

No setor da agricultura e da silvicultura há diversas formas de investir. Antes de definir o que será plantado na propriedade, é levado em consideração o perfil e os objetivos do investidor: se deseja que o retorno seja imediato, como é o caso de plantio de grãos, ou se pretende ter o retorno a médio e longo prazo, como é do investimento em florestas para produção de madeiras nobres.

Investir em florestas comerciais de madeiras nobres ainda não é uma forma de aplicação tão conhecida, apesar de apresentar baixo risco de pragas e doenças – quando comparada a outras culturas – e alto retorno financeiro.

Quais os riscos de investir em madeira nobre?

mogno africano arvore

No caso de florestas de madeiras nobres do Mogno Africano, assim como as de outras espécies, o maior risco são as formigas. Quando a árvore é atacada por estes insetos, podem atrasar o seu desenvolvimento e até mesmo matá-la, dependendo da intensidade. Esses danos prejudicam diretamente a produtividade da madeira e consequentemente, geram prejuízos ao silvicultor.

Embora o ataque seja danoso, o controle das formigas é simples. Basta apenas realizar as atividades preventivas para combater a proliferação com a aplicação de iscas formicidas em área total e diretamente nos “olheiros” dos formigueiros.

Outro risco relacionado ao cultivo das florestas de madeiras nobres em geral é a matocompetição, que corresponde ao aumento da massa vegetal de plantas competidoras, as quais concorrem por nutrientes, luz e água dentro da área vital de crescimento das árvores. Esta competição entre as plantas pode “sufocar” a floresta.

Contudo, o controle do mato é uma atividade comum e bastante conhecida entre os agricultores, sendo que o controle se dá por meio de aplicação de herbicidas e capinas periódicas até que a floresta feche o dossel, sombreando o mato e impedindo assim que ele se desenvolva.

O Mogno Africano não possui autocombustão ao ser comparado com florestas de eucalipto e do pinus. Ou seja, o risco de incêndio florestal é muito baixo sendo uma cultura florestal considerada segura.

Como é o mercado das madeiras nobres?

Considerando a alta procura e baixa oferta de madeira dura tropical proveniente da Amazônia, o mercado de madeiras nobres vivencia o fenômeno Apagão Florestal. Atualmente no Brasil são extraídos 11 milhões de metros cúbicos de madeira tropical oriunda de florestas naturais. Este fenômeno prevê uma redução de 64% da oferta até 2030, sendo que neste mesmo período a demanda deve quadruplicar, chegando a 21 milhões de metros cúbicos ao ano.

investir em madeira nobre

De acordo com estudos de mercado realizados pelo IBF, o preço do metro cúbico da madeira de Mogno Africano em tora varia entre 281 a 750 euros.

Um relatório divulgado pela The International Tropical Timber Organization (ITTO), apontou que a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, apresentando uma valorização de 108,24% no mercado internacional.

Os valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4m up.
*Informações obtidas em Julho/2022.

Dá dinheiro?

O corte raso de florestas de madeiras nobres do Mogno Africano ocorre entre 17 e 25 anos, um ciclo considerado rápido em relação a outras culturas florestais para produção de madeira nobre. A partir dos 13 anos de idade a árvore atinge sua maturação biológica, sendo possível neste momento, obter o retorno do capital investido com as atividades de manejo.

Ao avaliar a lucratividade, também deve ser ponderada a maturação financeira da floresta considerando o Valor Presente Líquido Anualizado (VPLA) do ativo florestal, a qual é comparada à taxa mínima de atratividade. Neste sentido, observa-se uma mudança rápida no sortimento “nobre”, quando ocorre a formação do cerne da madeira aos 13 anos.

Vale lembrar que as madeiras nobres não apresentam depreciação, desde que seja armazenada corretamente, pois valorizada mesmo depois do corte.

banner-rodape-infografico

Vale a pena?

A floresta comercial, em especial a de Mogno Africano para produção de madeiras nobres, são um investimento de longo prazo e com baixo risco. Essas características fazem com que ela se assemelhe a investimentos de renda fixa (poupança, CDB, Títulos da Dívida Pública, por exemplo), e ao mesmo tempo, com alto retorno financeiro como as aplicações de renda variável (ações, Day Trade e câmbio).