A técnica utilizada pelos povos antigos no sistema de agricultura e agroflorestais é utilizada até os dias de hoje. Curvas de Nível!

Há aproximadamente 500 anos, a civilização mais sofisticada da América do Sul — o Império Inca — habitou a região da Cordilheira dos Andes, onde hoje ficam os países: Bolívia, Peru, Chile e Equador. A mais famosa cidade Inca foi descoberta em 1911. Machu Picchu estava em ótimo estado de conservação e permitiu que os estudiosos compreendessem mais sobre a arquitetura dos povos antigos e costumes da época. Continue a leitura para entender sobre a Curva de Nível!

Os Incas desenvolveram um sistema de agricultura na qual é utilizado até os dias de hoje. Calcula-se que os incas cultivavam cerca de 700 (setecentas) espécies vegetais. A chave do sucesso da agricultura dos povos antigos era a existência de estradas e trilhas que possibilitam uma boa distribuição das colheitas numa vasta região.

O plantio Inca era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usarem o sistema de irrigação.

Trabalho de recuperação do solo em áreas íngremes e montanhosas

Curva de nível mogno africano povos antigos

Curva de nível atualmente

Nos dias de hoje essa técnica Inca é utilizada por engenheiros florestais para a implantação de florestas nativas e comerciais, como mogno africano, em terrenos íngremes ou regiões montanhosas visando a conservação, evitando a erosão e lixiviação (perda de nutrientes) do solo.

O método é milenar, porém sua execução tem o auxílio de técnicas inovadoras como, por exemplo, a análise do solo e topografia que auxiliam na execução assertiva deste processo que tem como finalidades:

  • Preservar recursos hídricos e diminuir os danos ao solo em casos como enxurradas, evitando o assoreamento de rios, córregos e nascentes;
  • Maior aproveitamento hídrico, mantendo o solo úmido por mais tempo em decorrência da retenção de água;
  • Evitar a erosão.

Para entender mais sobre a lucratividade do mogno africano, baixe nossa planilha modelo de investimento.

planilha modelo de investimento