Investimento em Mogno Africano: entenda nesse artigo as vantagens e os benefícios de optar em investir pelos ativos florestais

A cada dia o mercado oferece novas oportunidades de investimento que trazem bons retornos ao longo dos anos, mas entre tantas opções, nos sentimos perdidos tentando descobrir qual delas traz o melhor rendimento, o menor custo, o risco mais baixo, entre outras dúvidas que rondam a cabeça de quem quer investir. A estratégia mais aconselhável para resolver estas questões seria traçar o perfil do investidor e com isso descobrir qual a melhor modalidade diante de tantas variáveis: investimentos tradicionais ou mogno africano?

A maioria dos investidores procuram fazer aplicações em algo seguro e que tragam altos retornos, porém esta opção nos leva ao investimento de baixo risco e este muitas vezes está ligado a investimentos em renda fixa. Hoje o mercado financeiro tem várias aplicações nesta modalidade onde as mais conhecidas são a Caderneta de Poupança, CDB, Fundo DI e os Títulos Públicos.

Nesses investimentos o retorno é sempre o valor aplicado mais a rentabilidade atrelada a uma taxa, devido a isso ele torna-se um investimento seguro e de baixo risco.

No entanto muitos querem ter segurança, mas também rendimentos que vão além daqueles oferecidos na renda fixa. Para isso existe a renda variável, que são as ações, câmbios, derivativos, entre outros. O que difere esse tipo de investimento da renda fixa é que nele nem sempre o que foi aplicado vai voltar somado a um rendimento, muitas vezes o valor aplicado pode ser menor na hora de resgatar, ou então, imensamente maior.

Mas como ter um investimento que soma os benefícios da renda fixa com a renda variável? Baixo risco e alto retorno?

Hoje o mercado oferece muitas possibilidades e uma que corresponde a esta questão é o investimento em florestas de Mogno Africano, ou seja, investir em ativos florestais, que ao longo prazo podem trazer retornos semelhantes a renda variável, mas com baixo risco assim como a renda fixa.

Por que baixo risco?

Porque a madeira de Mogno Africano além de ser muito apreciada no mercado nacional e internacional, tem um preço atrativo por metro cúbico. O maior risco para uma floresta de Mogno Africano é a formiga e a matocompetição, mas que podem ser minimizadas através de uma boa prevenção. Além disso o Mogno Africano não possui a autocombustão ao ser comparado a florestas de eucalipto e de pinus, por exemplo. Ou seja, não considera-se risco de incêndio florestal, sendo um investimento considerado mais seguro do que outras culturas.

Por que um retorno alto?

Hoje o mercado madeireiro internacional pratica o valor da madeira com base no euro e no dólar, dessa forma, as instabilidades na economia nacional, como inflação por exemplo, não afetam a cotação do metro cúbico da madeira no mercado externo.

Segundo estudos desenvolvidos pelo IBF, estima-se que o valor do metro cúbico da madeira de Mogno Africano em tora gire em torno de 281 a 750 euros.

Dados divulgados pela The International Tropical Timber Organization (ITTO), mostram que a madeira desta espécie seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, apresentando uma valorização de 108,24% no mercado internacional.

Os valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4m up.
*Informações obtidas em Julho/2022.

Os custos do cultivo do mogno africano são os valores desembolsados na implantação da floresta, nas manutenções ao longo do ciclo e no imposto de renda sob a venda da árvore em pé a cada desbaste. Quando exportada, a receita gerada pela madeira, se baseia em outra moeda, funcionando como uma espécie de “câmbio”, diferentemente de investimentos financeiros nos quais muitas vezes são cobradas taxas administrativas e ainda imposto de renda sobre o rendimento como nas aplicações de Fundo DI e Tesouro IPCA.

Sendo assim, é notável que o investimento em florestas de mogno africano pode ser uma excelente opção para quem deseja diversificar suas aplicações financeiras.

botao-cta-infografico-rentabilidade-do-mogno-africano