Mogno Africano na Europa: o Instituto Brasileiro de Florestas buscou oportunidades de transferência de tecnologia e negócios florestais.

Neste início de segundo semestre de 2016, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) esteve em solo europeu e participou de Grandes Feiras de Negócios Florestais. Conversa sobre Mogno Africano na Europa!

Missão Europa

Além da presença em 2 importantes eventos do setor florestal: Carrefour International Du Bois (França) e KWF-Tagung (Alemanha), o IBF esteve em Zurique (Suíça) e Stuttgart (Alemanha), para realização de visitas e reuniões com empresas deste setor.

Assim sendo, o IBF demonstra estar atento quanto as tendênciais da Europa quanto ao negócio de madeiras nobres.

Higino Martins Aquino Junior

Higino Martins Aquino Júnior em visitação a campo.

Carrefour International Du Bois (França)árvore mogno

O primeiro evento que o IBF participou foi o Carrefour International Du Bois, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de junho, na cidade de Nantes, na França.

Esta feira é organizada a cada 2 anos e conta com a presença dos principais grupos de negócios florestais na Europa. Ao longo dos 3 dias, a feira conta com a participação de mais de 500 expositores e 10.000 visitantes oriundos de 60 países.

Os participantes encontraram todos os tipos de produtos, inovações e soluções disponíveis sob o mesmo teto.

Os eventos desta feira (conferências, assembleias, reuniões) a transformaram em uma feira imperdível por todo o ciclo de negócios da madeira, sendo um termômetro do mercado.

KWF-Tagung (Alemanha)

Paralelo a participação no Carrefour International Du Bois, o IBF também esteve presente no KWF-Tagung, que aconteceu no período do dia 9 à 12 de junho, na cidade de Roding, na Bavária (Alemanha).

Este evento é realizado a cada 4 anos e está na 17ª edição, sendo considerada a maior feira florestal de demonstrações do mundo, além de ser o encontro florestal mais importante do setor.

Tradicionalmente, os encontros da KWF consistem em três elementos: Maquinário florestal e inovações, encontros a campo e congressos científicos.

KWF

KWF-Tagung

Mogno Africano na Europa: participação em feiras e reuniões de negócio

Por meio desta Missão Europa, o IBF buscou oportunidades de transferência de tecnologia florestal Europa/Brasil e Brasil/Europa. Assim sendo, além do networking realizado nas Ferias, o IBF realizou encontros dirigidos também em Zurique, na Suíça e Stuttgart, na Alemanha.

mosaico artigo europa

Visitas e Reuniões

Segundo Higino Martins Aquino Júnior, Diretor do IBF que esteve presente nas Feiras e Encontros, este tipo de intercâmbio de informações é de suma importância para o desenvolvimento de técnicas florestais no Brasil, uma vez que identifica lacunas existentes, tanto no aspecto de gestão e utilização de softwares, quanto no aspecto de maquinário.