Conheça a Ligna: a melhor feira mundial destinada à ferramentas para a indústria da madeira, trazendo modernidade e tecnologia

A Ligna 2017 é a principal feira do mundo de ferramentas para a indústria da madeira. Na indústria da madeira moderna, o tipo de tecnologia utilizada é mais sobre o que é necessário para fazer o trabalho do que sobre o tamanho ou escala da operação do usuário.

Os visitantes da Ligna 2017, que será entre os dias 22 e 26 de maio, em Hannover, na Alemanha, terão uma visão das inovações que estão a conduzir esta tendência. Um novo plano de layout tornará a feira mais fácil de navegar do que nunca.

No setor da madeira, atingindo a máxima eficiência e produtividade, costumava ser reservada exclusiva de grandes operações em escala industrial com o poder de investir em CNC (Comando Numérico Computadorizado), otimização total e sistemas integrados de produção.

No entanto, graças à transferência de tecnologia e inovação, essas tecnologias foram acessíveis a um grupo muito maior de empresas há algum tempo. Mesmo trabalhos altamente especializados de marcenaria e carpintaria estão optando cada vez mais por soluções de produção digitalizadas para aumentar a sua competitividade e alcançar uma influência em escala industrial.

E eles têm uma vasta gama de soluções para escolher, graças aos esforços de sucesso dos provedores de tecnologia para ampliar sua base de mercado, avaliando as distinções entre a indústria e o comércio. Com o seu novo plano de layout hall, a Ligna deste ano irá refletir esta tendência importante.

A categoria de exibição Ferramentas e Máquinas para Produção Pessoal e em Massa, por exemplo, apresentará toda a gama de soluções para empresas de todos os tamanhos em um local conveniente.

A última geração de sistemas CNC em exibição combina desempenho melhorado com uma menor pegada e operação mais fácil. Isso faz parte de uma tendência contínua, o que explica porque esses sistemas estão agora em uso generalizado em empresas menores. As máquinas de entrada mais recentes compreendem modelos totalmente redondos e individualmente configuráveis que oferecem usinagem de três a seis eixos em uma única passagem.

Outras máquinas mais complexas podem atender a espaços em branco de diferentes tamanhos e realizar uma ampla gama de operações, desde a usinagem de painéis padrão até a modelagem complexa de peças de madeira maciça a 360 °. Muitos dos centros de CNC na Ligna deste ano também oferecem funcionalidade de nidificação, além de operações padrão, tais como roteamento, perfuração e serração.

A tecnologia de usinagem combinada de cinco eixos e borda de faixas está se tornando cada vez mais comum, assim como os centros CNC com uma área de aproximadamente cinco metros quadrados – perfeito para operações de estilo de oficinas menores.

Os modelos de nível de entrada de hoje para fabricantes de janelas e portas oferecem muito a mesma funcionalidade que as soluções de alto custo do passado. Aqui também, a oferta varia de máquinas compactas autônomas com características padrão claramente definidas para modelos modulares, livremente configuráveis, com processos de revestimento integrados.

Uma nova era de tecnologia também surgiu no setor de construção de madeira. Por exemplo, a última geração de máquinas compactas de carpintaria agora oferece funcionalidade sofisticada, como o processamento de alta velocidade em seis eixos.

Outra tendência no centro das atenções da Ligna deste ano será a transição de sistemas autônomos para soluções integradas, com cada vez mais empresas em todo o espectro de tamanho automatizando e integrando suas operações. Proprietários de pequenas oficinas terão o prazer de saber que a integração tem agora amadureceu ao ponto onde ele suporta o “start-to-finish” – processamento de linha de produção de pequenos lotes e personalizado, e o “one-off” manufatura.

A comunicação entre os componentes individuais destes sistemas integrados é possível graças a soluções de oficinas inteligentes, incluindo sistemas padronizados de operação de máquinas e softwares especialmente projetados.

Uma novidade que está causando agitação em operações de madeira em pequena escala é a rápida evolução dos sistemas combinados de serragem e armazenamento para a produção de painéis individuais. Estes sistemas são extremamente eficientes na medida em que suportam operações unipessoais e combinam elementos de logística e produção, fazendo assim o trabalho de várias máquinas.

As lojas de carpintaria agora também têm acesso a máquinas de borda de borda de pequena escala que são capazes de produzir os tipos de acabamentos sem costura que eram – outrora – de domínio exclusivo das grandes empresas. Algumas dessas máquinas ainda apresentam sistemas de transporte de retorno automatizados, otimizando eficazmente os fluxos de peças e reduzindo o trabalho manual.

Mesmo a tecnologia de detecção de superfície de scanner está agora expandindo seu alcance além dos salões de fábrica e para as oficinas menores do mundo, graças ao design compacto e preços de entrada mais baixos. Oferecendo otimização e classificação de alta qualidade da madeira, a tecnologia produz um acentuado aumento no valor agregado.

Os modelos compactos atualmente disponíveis no mercado oferecem desempenho de escaneamento e detecção comparável ao dos modelos top-end e integram-se bem em sistemas de produção existentes.

O dinamismo no segmento de alta tecnologia de entrada do mercado de máquinas para trabalhar madeira promete benefícios para todos os estágios de processamento e aplicações. A Ligna é a feira de escolha para quem quer colher esses benefícios e descobrir como eles podem otimizar seus negócios.

Nenhum outro evento da indústria madeireira em qualquer parte do mundo chega perto de apresentar tantas inovações de líderes internacionais como a Ligna, que será realizada entre os dias 22 e 26 de maio de 2017, em Hannover, Alemanha.