Minas Gerais apresenta características ideais para a produção de madeira nobre. Saiba como investir em Mogno Africano pelo Polo Florestal!

floresta mogno

O plantio de florestas de Mogno Africano tem se tornado cada vez mais popular por apresentar alta lucratividade em comparação a aplicações financeiras e outros investimentos do segmento da agricultura como a soja, eucalipto, cana e gado de corte, sendo nesses casos, considerado o tempo de corte raso da floresta. Continue lendo para saber como investir em Mogno Africano!

Minas Gerais

Com condições climáticas extremamente favoráveis para o cultivo do Mogno Africano, o estado de Minas Gerais tornou-se um dos lugares mais visados para o cultivo da espécie devido aos seus solos férteis, ausência de geadas e afloramento rochoso.

Pensando nestas vantagens, o IBF idealizou o projeto do Polo Florestal de Minas Gerais, com áreas exclusivas e desenvolvidas para a implantação de florestas de Mogno Africano para serraria.

As fazendas estão situadas na região central do estado de Minas Gerais, mais precisamente no município de Pompéu/MG, que possui grande infraestrutura e oferta de serviços como empresas para reflorestamento, colheita e processamento da madeira. 

 

Como investir em Mogno Africano?

No Polo Florestal você se torna proprietário da área onde a floresta será cultivada e terceiriza a execução e o desenvolvimento do projeto, ficando livre de preocupações, uma vez que as operações são realizadas em larga escala junto às demais áreas dos investidores vizinhos. Conheça algumas atividades que compõe o projeto:

  • Serviço de intermediação na negociação para aquisição da terra;
  • Limpeza das divisas da propriedade para abertura de picadas;
  • Serviço de topografia (MAPA e CAR);
  • Abertura de acessos e vias até as propriedades;
  • Representação junto ao cartório de notas, cartório de registro de imóveis e com a prefeitura para o processo de escrituração das terra e outros;
  • Planejamento, execução e acompanhamento da sua floresta.

A região da zona da mata mineira, integrada ao Polo Florestal, comporta a primeira floresta do projeto com 100 hectares de Mogno Africano plantados entre 2015 e 2020. O plantio primário já passa de 5 anos de idade e seu primeiro manejo aconteceu em 2018, eliminando 40% dos indivíduos, mantendo-se os indivíduos dominantes com maior DAP, altura e o fuste retilíneo. As maiores árvores alcançam mais de 25 metros de altura e o crescimento da floresta segue exuberante. 

O estado também soma outros produtores individuais que realizaram o plantio em áreas próprias:

  • Dom Viçoso/MG: Floresta com 15 hectares de Mogno Africano (Khaya ivorensis/grandifoliola) plantados no final de 2018.
  • São João Del Rei/MG: Fazenda Vista Alegre com 15 hectares de Mogno Africano (Khaya ivorensis/grandifoliola) plantados em 2018.
  • Delfim Moreira/MG: Fazenda Santa Cruz com 5 hectares de Mogno Africano (Khaya ivorensis/grandifoliola) plantados entre 2017 e 2020.

O crescente número de florestas na região incentiva a valorização da área e atratividade florestal, concentrando oportunidades de novos empreendimentos relacionados à toda a cadeia produtiva e mercado do Mogno Africano.

Veja o vídeo sobre o Polo Florestal de Minas Gerais: