Entenda mais sobre o Mogno-Africano: Investimento e Retorno

Por se tratar de um investimento a longo prazo, o empreendimento no manejo de mogno africano traz consigo dúvidas quanto ao investimento e retorno.

Devido ao alto valor agregado, o cultivo do mogno africano se destaca como um promissor investimento, visto que há um déficit por esta nobre madeira no panorama internacional.

Quando fazemos um estudo com o objetivo de encontrar a melhor solução para um projeto florestal, levamos em conta os benefícios da espécie associados a fatores externos. No caso do mercado de madeiras tropicais duras, estima-se uma redução da oferta e grande aumento da procura para os próximos 20 anos. O déficit pode chegar a mais de 16 milhões de metros cúbicos apenas no Brasil.

Assim sendo, com intuito de demonstrar a viabilidade do empreendimento, o IBF simulou o investimento e rendimento de uma floresta de mogno africano com 6 hectares. Normalmente, os cultivos dessa espécie, que adotaram manejos adequados podem produzir aproximadamente 372 m³ por hectare até o final de seu ciclo. Em relação a expectativa de preços praticados, é esperado valorização da madeira de aproximadamente 2,3% ao ano (a.a).

Também deve-se considerar a inflação esperada de 3,5% ao ano, com base nas medidas políticas adotadas. Com isso obtemos uma taxa de retorno interna (TIR) 18% a.a e taxa mínima de atratividade de 10% a.a. Diante dos dados apresentados, sendo descontados o investimento inicial, impostos e outras taxas, é possível obter retorno de mais de R$ 500.000,00. Entenda com mais detalhes como funciona o fluxo de caixa do mogno africano baixando a planilha modelo no botão abaixo:

planilha modelo de investimento

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Ligar

icon telefoneFale conosco!

(11) 4063-5206

 

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551