O Mogno Africano é um bom investimento de longo prazo para aqueles que buscam diversificar suas aplicações. Saiba mais sobre as vantagens!

Hoje o mogno africano é considerado um bom investimento de longo prazo para aqueles que buscam diversificar seus investimentos. O Mogno Africano (khaya grandifoliola) produz uma madeira nobre bastante apreciada no mercado europeu e norte americano. Essa planta tem conquistado cada vez mais as paisagens rurais brasileiras pelo alto valor agregado de seu produto final e a alta produtividade quando a floresta é bem manejada.

No Brasil há mais de 40.000 hectares plantados dessa espécie. Apesar do crescente número, analistas do segmento florestal, afirmam que não há riscos de inflar o mercado internacional, uma vez que há o fenômeno do apagão florestal. Este fenômeno consiste no déficit na produção de madeira nobre e ao mesmo tempo um aumento no consumo de madeira nos próximos anos. Por isso, o cultivo do mogno africano é um bom investimento se tornando uma alternativa viável.

A madeira produzida por esta planta é usada para diversos fins comerciais, devido à raridade e beleza da madeira de tom avermelhado. Geralmente ela é utilizada para:

  • Confecção de móveis de Mogno Africano;
  • Acabamentos de veículos de luxo;
  • Sofisticadas peças ornamentais, como adornos e esculturas;
  • Construção naval: construção de navios e embarcações (iates, lanchas, canoas e escavadas);
  • Marcenaria: caixas, estojos decorativos, compensados, laminados, molduras de janelas, painéis, portas e escadas, construções leves, assoalhos leves;
  • Outras finalidades: instrumentos musicais e esportivos, brinquedos, instrumentos de precisão, entalhes, torneados, acessórios de luxo como anéis, óculos e outros.

Quanto ao manejo da floresta, para se obter madeira de qualidade e em diâmetros elevados para serraria, é recomendado analisar a aptidão da área para verificar a viabilidade econômica e florestal do local. Neste estudo é possível identificar se a propriedade atende aos pré-requisitos da espécie e se há recursos suficientes para obter o máximo do potencial produtivo da floresta e consequentemente sua lucratividade.

Após o estudo de aptidão da área e a análise de solo, a terra deve ser corrigida e preparada, para que assim o plantio seja realizado no espaçamento adequado, tendo como base os objetivos estabelecidos no plano de manejo.

Vantagens do Mogno Africano

A característica biológica do Mogno Africano é uma das principais vantagens. O tronco (fuste) mais retilíneo auxilia no maior aproveitamento da conversão da madeira em tora para a serrada, fazendo com que o índice de perda da madeira seja menor. Essa planta ainda apresenta baixa incidência de galhos e ramos, o que diminui a quantidade de nós, ou seja, a madeira produzida é mais homogênea e resistente.

Pelo fato da madeira de mogno africano ser consumida pelo mercado internacional, o preço do metro cúbico é bastante estável, podendo alcançar entre 100 a 600 euros em pé, variando conforme à dimensão, qualidade das toras e distância do comprador, por outro lado, quando serrada pode valer o dobro. Países compradores como Estados Unidos, França e China apresentam moedas mais estáveis como o dólar e euro, trazendo mais segurança ao negócio florestal.

Outra vantagem do mogno africano quando comparada a outras espécies florestais nobres, é a rápida maturação biológica que se dá entre 13 e 15 anos, idade em que o cerne (parte dura da madeira) é formado.

Retorno financeiro do Mogno Africano

Para se ter uma ideia do retorno financeiro do Mogno Africano, a taxa interna de retorno (TIR) superior a 18% ao ano.

O custo de implantação varia de acordo com as condições de solo, relevo, clima, proximidade dos fornecedores e mercados consumidores e entre outros fatores. Para mais detalhes sobre o retorno financeiro do Mogno Africano, clique aqui e veja o infográfico completo da rentabilidade do Mogno Africano.

botao-cta-infografico-rentabilidade-do-mogno-africano