Atualmente, o Mogno Africano é uma das árvores para produção de madeira nobre mais plantadas devido a sua qualidade e o alto valor agregado, sendo que cada hectare plantado pode render ao investidor mais de um milhão de reais ao final do ciclo. O plantio desta árvore para produção de madeira se consolidou como um excelente investimento a longo prazo. Veja mais neste artigo sobre a lucratividade do Mogno Africano!

Com base nos estudos de mercado sobre a venda da madeira de Mogno Africano, é esperado que o negócio florestal desta espécie apresente taxa interna de retorno superior a 18% ao ano. Para essas estimativas foram consideradas algumas premissas. Entenda com mais detalhes baixando a planilha modelo de investimento em mogno africano.

Fonte de retorno 

A fonte de retorno sobre a lucratividade do Mogno Africano do projeto florestal está concentrada no crescimento biológico da floresta, acompanhada da valorização da madeira e da terra.

Produtividade

Recomenda-se o plantio de 1.100 a 1.800 árvores por hectare, podendo ser utilizado os espaçamentos que proporcionem o melhor custo benefício ao produtor, buscando árvores de fustes retilíneos para se obter o maior crescimento no diâmetro e o aspecto de esbeltez desejada.

Entre 13º e 15º ano as árvores atingem sua maturação biológica, pois o cerne já está formado. O corte raso pode ser feito entre o 17° e 25° ano da floresta. Neste momento, cada árvore pode alcançar mais de 1 m³ em tora, sendo possível atingir a produção de mais de 200 m³ por hectare. O valor médio de mercado da madeira em tora pode variar entre 281 a 750 euros conforme à dimensão, a qualidade das toras e a distância do comprador.

Informações divulgadas pela The International Tropical Timber Organization (ITTO), mostram que a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, resultando em uma valorização de 108,24% no mercado internacional. 

Esses valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4m up.
*Informações obtidas em Julho/2022.

Para avaliar adequadamente a lucratividade esperada de uma floresta de Mogno Africano é preciso considerar alguns aspectos, como os investimentos na implantação e manutenção, os impostos, a inflação e outras coisas que podem influenciar no preço da madeira. Vale lembrar que o modelo de desbaste proposto pode ser realizado com outras idades, frequências e volumes.

Saiba mais sobre a rentabilidade do Mogno Africano baixando o infográfico. Clique aqui e confira!