Existem alguns produtos que são confeccionados com madeira que talvez você ainda não sabe. Neste artigo, listamos 5 coisas feitas de madeira!

Desde a antiguidade até os dias de hoje, o uso da madeira é muito valorizado por possuir diversas finalidades e muitas formas de se trabalhar. Dentre os usos mais comuns, estão as confecções de móveis, tábuas para construções civis, produção de artigos de luxo, instrumentos musicais, palanques, pisos laminados, fabricação de barcos, além de muitos outros produtos. Mas, existem coisas feitas de madeira que talvez você ainda não sabia, mas será abordado neste artigo.

Bicicleta de madeira

1 – Bicicleta

Bicicletas feitas com madeira estão se popularizando a cada ano. Você já deve ter escutado falar sobre esse produto por meio de diversos sites e blogs que publicaram artigos e reportagens abordando as vantagens de produzir bicicletas com madeira, em vez de utilizar aço e alumínio. Os pontos positivos de fazê-las com este material, é que possuem maior durabilidade, são mais sustentáveis, biodegradáveis e ainda possuem baixa emissão de carbono. Já para a produção de bicicletas normais, são utilizados materiais extremamente poluentes e que causam danos ao meio ambiente.

É natural que por ser um produto mais durável, seu tempo de produção é mais longo e delicado. Também possui um custo maior quando se comparado a bicicletas comuns, mas são únicas e especiais. Confira um exemplo de bicicleta sustentável produzida com madeira nobre de mogno africano neste artigo.

Partes de automóveis

2 – Partes de automóveis

A maioria das indústrias de carros buscam sempre diversificar e procurar materiais melhores e incomuns para inovar na hora de produzir seus modelos. Já faz alguns anos que as empresas estão utilizando materiais oriundos de florestas e campos, como por exemplo, a Volkswagen que já usa fibra de uma planta curauá para revestir bancos, tetos e tampa de porta-malas.

As indústrias automobilísticas também costumam substituir a fibra sintética, que é derivada do petróleo, usada em vários componentes, por fibras naturais, com por exemplo a fibra de coco. Outras empresas também usam pó de madeira misturado com alguns materiais para produzir painéis das portas dos automóveis. As tecnologias para confeccionar produtos mais sustentáveis avançam a cada dia, portanto o cenário vem mudando a cada ano e algumas técnicas já não se usam mais atualmente.

Vinho madeira

3 – Vinho

Existem 4 tipos de vinho que também são divididos pelo sabor, podem ser secos, suaves, doces ou fortificados. Mas, uma preciosidade é o Vinho Madeira, produzido na Ilha da Madeira, que fica localizada na costa da África e pertence a Portugal. Este tipo de vinho é produzido em barris de madeira aquecidos em estufas por 3 meses e envelhecem ao equivalente de um período de 3 anos, com isso perdem o aroma de fruta e ganha perfume de especiarias, madeira, caramelo, chocolate e frutos secos.

O vinho madeira possui sabor e aroma muito marcantes e possuem efeitos antioxidantes de anti-inflamatório, podendo ajudar até a prevenir o câncer. São classificados como vinhos fortificados, porque recebem aguardente vínica (grapa) ou alguma outra bebida destilada como o conhaque, e assim se tornam mais fortes ou fortificados. Contém alto teor alcoólico e sabor doce, mas também podem ser secos. Uma das vinícolas mais antiga da ilha da Madeira está há 200 anos no negócio.

Carvão vegetal

4 – Carvão Vegetal

Sabemos que o carvão vegetal é usado em várias atividades do cotidiano como combustível em aquecedores, churrasqueiras, lareiras, além de indústrias siderúrgicas. Mas pode ser que você ainda não saiba como ele é produzido. O carvão vegetal é resultado da queima ou combustão da madeira, se transformando em uma substância preta. É produzido desde a antiguidade e ainda muito utilizado nos dias de hoje.

Parte da produção de carvão é feita com florestas plantadas, mas, é importante pensar que ainda existe uma porcentagem significativa da produção atual que é originária de florestas nativas brasileiras e isto causa um enorme prejuízo ambiental.

Papel

5 – Papel

A madeira dá origem à matéria-prima da indústria do papel, chamada polpa de celulose, que é o principal ingrediente utilizado na produção deste material. A árvore costuma passar por um processo longo de produção, pois a celulose é extraída da polpa da madeira. Além do papel, a polpa é usada na obtenção de outros produtos químicos usados para fabricar tintas e no curtimento de couro. A espécie mais comum utilizada para este fim, é o eucalipto.

Outra curiosidade, é que quando a celulose é tratada com outros compostos químicos, ela produz vários nitratos como, por exemplo, o trinitrato de celulose, também conhecido como algodão pólvora, utilizado na fabricação de explosivos. O papel dá origem a vários produtos, inclusive ao reciclado que hoje está sendo cada vez mais difundido e usado para produzir muitos objetos, como por exemplo embalagens para ovos e frutas, papéis de embrulho, papel higiênico e até mesmo carteiras personalizadas.

Ilha da Madeira

Curiosidade

Um outro fato que talvez você ainda não conheça sobre a Ilha na Madeira, que foi citada acima, é que ela é a principal do Arquipélago da Madeira. O Arquipélago também é composto por Porto Santo, Selvagens e Desertas. A Ilha pertence a Portugal, localizada a cerca de 900 km de Lisboa e a 700 km de Marrocos.

A Ilha da Madeira tem a maior e mais conservada floresta Laurissilva do mundo. É uma mata de grandes altitudes, com árvores centenárias. Das mais de 700 espécies de plantas, quase 200 só existem nesta região do planeta. Além disso, a floresta é produtora de água e as cidades da ilha são abastecidas por ela.

Você já conhecia algumas dessas coisas feitas de madeira? Envie através do e-mail contato@ibflorestas.org.br algum outro item que poucas pessoas sabem que é produzido em madeira e não foi citado neste artigo. Nós vamos adorar conhecer! Entenda mais sobre madeira aqui.

acesse materiais gratuitos