A aplicação de madeira nobre em construção está presente em obras de alto luxo. Conheça nesse artigo espaços construídos com madeiras nobres!

A utilização de madeira nobre em construção para composição de espaços de alto luxo tem se popularizado cada vez mais em monumentos de todo o mundo. Empresas e instituições investem na rusticidade, incluindo o uso da madeira em decorações e até mesmo nas estruturas.

Numa reportagem publicada no site Arch Daily, um dos sites de arquitetura mais populares do mundo, foi abordado um exemplo desta aplicação no luxuoso teatro Ópera House de Harbin, na China.

opera house externa

O monumento compõe o centro cultural de Harbin que dispõe de um grande teatro para comportar mais de 1.600 pessoas e outro menor para eventos mais intimistas, capaz de abrigar 400 pessoas.

Construção: Ópera House de Harbin
Localização: Harbin, Heilongjiang, China
Área: 7.900 m²
Ano do Projeto: 2015

opera house

Incorporado dentro de zonas úmidas da cidade chinesa, a Opera House foi concebida em resposta à força e espírito do deserto selvagem ao norte de Harbin e seu clima gelado. Surgindo como se fosse esculpida pelo vento e pela água, a edificação combina perfeitamente com a natureza e a topografia, mesclando a identidade local, a arte e a cultura.

Os dois teatros são revestidos em madeira nobre e trazem conexão do ambiente com a região. No grande teatro há simulação de blocos de madeiras corroídos, sendo que paredes de madeira envolvem suavemente o palco principal e os assentos.

A arquitetura da estrutura é, consequentemente, teatral, tanto no seu desempenho de espaços narrativos quanto no seu contexto dentro da paisagem.

edificio de madeira

Outro exemplo de construção em madeira, mas aqui no Brasil, é o prédio Floresta Urbana com 13 pavimentos que está previsto para ser entregue em 2021. Será o primeiro no país construído na Vila Madalena em São Paulo/SP. A obra será assinada pelo escritório de arquitetura Triptyque e terá material com certificado de origem da empresa de concessão florestal, Amata.

Segundo os arquitetos, “o edifício é a aplicação da naturalização da arquitetura e propicia uma experiência sensorial total, metáfora de uma floresta urbana habitável, a madeira visível e invisível, o uso da vegetação e da paisagem.”

A estrutura do edifício será construída em CLT, um produto de alta tecnologia formado com multicamadas de madeira maciça em duas diferentes direções. A ideia foi justamente apresentar uma nova alternativa para a construção civil, que hoje é responsável pela emissão de quase metade do dióxido de carbono do mundo.