Entenda os principais cuidados para fazer o desmame de árvore adulta e o passo a passo para o sucesso do replantio. Confira neste artigo!

Para evitar o corte de uma árvore já grande, uma das opções é fazer seu transplante ou o desmame da árvore para outro local. Mas antes disso, é preciso se atentar a uma série de cuidados que a planta precisa para se adaptar ao novo local. Entender as necessidades básicas é crucial para o sucesso do replantio, devendo-se se preocupar com a quantidade de sol e de espaço que ela precisa para se manter saudável.

Um desses cuidados é evitar cortar muito as raízes e recomenda-se fazer o transplante mais rápido possível para aumentar as chances de sobrevivência da planta. Caso ela esteja em época da floração ou frutificação, não é indicado fazer o replantio, pois nessas fases a planta está consumindo suas reservas de energia para gerar descendentes (frutos ou flores), e caso ocorra o replantio é possível que diminua significativamente o contato da raiz com o solo, ou seja, menor absorção de água e nutrientes, podendo perder a sua produção e até mesmo o seu estolamento.

Diante disso, basta seguir os 13 passos listados abaixo antes de iniciar o processo de desmame em árvore adulta:

13 Passos para transplantar árvores adultas

01) Antes de tudo: estude sobre a árvore que deseja fazer o replantio para melhores resultados.

02) Escolha o novo local onde fará replantio da árvore.

03) Com uma mangueira ou regador, molhe o solo desse novo local por 3 a 4 dias antes de mudá-la.

04) Identifique o tamanho e onde as raízes da árvore estão para manter o máximo que puder do sistema radicular da árvore.

05) Marque com um giz um dos lados da árvore para colocar na mesma posição que ela cresceu.

06) Com a ajuda de uma pá, abra uma vala de aproximadamente 50 à 65 cm de profundidade ao redor da base e da raiz da árvore.

07) Após feito a vala, escave para iniciar o processo de remoção. Atente-se para deixe as raízes e à terra em volta intactas. Deve-se também manter o torrão da raiz e do solo, é de 20,3 a 30,5 cm para cada 2,54 cm de diâmetro do tronco.

08) Remova a planta do buraco, ainda com a pá arredonde a raiz. Caso seja necessário, corte as raízes para manter o formato arredondado.

09) Coloque um pedaço de tela de aniagem bem firme para enrolar o torrão e as raízes. Amarre a tela ao redor da base do tronco. Evite ao máximo desprender pedaços de terra de sua base.

10) Carregue a árvore pela bola de raiz até o local de replantio.

11) Nesse novo local, abra uma cova 2 ou 3 vezes maior que o tamanho da base de sua raiz. Remova a tela antes de fazer o replantio da árvore.

12) Coloque a planta dentro da cova e preencha com terra, pressionando levemente para evitar bolhas de ar.

13) Regue com abundância e observe se a árvore está se desenvolvendo adequadamente.

Clique aqui e conheça o programa plante árvore!

 

baixar materiais educativos