As plantas não têm sistema imunológico como os seres humanos e animais. Ao invés disso, elas possuem um evoluído processo de proteção que é totalmente diferente e fascinante. Nas árvores, este processo é conhecido como a “compartimentalização do lenho” que é um processo no qual uma árvore lesionada por motivos mecânicos (roedores, podas e insetos) ou biológicos (fungos e bactérias) é capaz de iniciar um processo de defesa ou barreira fisio morfológica impermeabilizando a casca. Após a formação desta primeira barreira, inicia-se o desenvolvimento de uma nova casca ou o que chamamos de Periderme Necrofilática (PN).

como as árvores se defendem - arvore lesionada

Para entender um pouco mais deste processo é preciso antes, compreender sobre como as árvores crescem. Elas possuem a incrível capacidade de gerar novas células, porém, não têm a capacidade de reparar danos da árvore lesionada, ao invés disso, elas respondem a essas doenças e lesões, isolando-a de seus tecidos vivos.

O segundo passo no processo envolve a construção de novas paredes em torno da área danificada. Este é o lugar onde o verdadeiro processo de compartimentalização começa, de modo que ela bloqueie o compartimento a partir dos tecidos vasculares que a envolve. Estas novas células também apresentam metabolismos altamente alterados para que elas comecem a produzir ainda mais compostos que ajudam a resistir e evitar a propagação de quaisquer micróbios que podem estar causando a lesão.

A terceira parte do processo é o crescimento da madeira em que novos tecidos crescem entorno da área infectada e, se a árvore é saudável o suficiente, vai superar as infecções. As árvores essencialmente armazenam e isolam as bactérias, fungos, vírus e micróbios que precisam de tecidos vivos para sobreviver e bloqueiam assim o fornecimento de alimentos para o organismo causador da doença. Muitos dos defeitos que vemos em produtos finais de madeira são os resultados dessas mudanças.

Imagem 01 – Madeira serrada lesionada

Portanto, é muito importante buscar o auxílio de profissionais e especialistas para a execução de um bom projeto florestal de fins comerciais, para que se minimize ou anule os danos, aumentando o retorno financeiro de sua floresta com madeiras serradas saudáveis e de boa aparência para venda.

Madeiras de Mogno Africano

Imagem 02 – Madeira serrada saudável

baixar materiais educativos