Conheça o case de 40 hectares de mogno africano plantados em Dom Viçoso/MG e entenda como a área se tornou um plantio modelo!

A cidade de Dom Viçoso, no estado de Minas Gerais, vem se destacando em meio a produção de florestas de Mogno Africano devido à grande facilidade de adaptação da espécie na região. O clima favorável, solos férteis e ausência de geadas, contribuem com o avanço das árvores e consequentemente maior rendimento da madeira.

Atualmente, o estado concentra a maior parcela de investidores em Mogno Africano no Brasil, contendo extensos plantios em inúmeras cidades: Prata/MG; Oliveira Fortes/MG; Pompéu/MG; Cambuí/MG, Coromandel/MG; Viçosa/MG; Guaranésia/MG; Tombos/MG; Delfim Moreira/MG; Arinos/MG, Carmo do Paranaíba/MG; Alpinópolis/MG; Curvelo/MG; Galiléia/MG; Varginha/MG, Argirita/MG; Campestre/MG; Faria Lemos/MG, Presidente Bernardes/MG; Águas Vermelhas/MG; Três Corações/MG, Ibitipoca/MG; Frei Gaspar/MG, Boa Esperança/MG; Itapecerica/MG; São João Del Rei/MG e Pouso Alegre/MG.

Conheça o Case de Plantio de 40 hectares de Mogno Africano em Dom Viçoso/MG, cidade de clima tropical, popularmente conhecida como “Cidade das Colinas”, localizada no sudoeste do estado.

Sobre o investidor:

O plantio de Dom Viçoso pertence ao Sr. Ezio C., que é economista e empresário do ramo educacional. Chegou ao Instituto Brasileiro de Florestas no final do ano de 2016, participando do Workshop de Mogno Africano em São Paulo/SP, com a decisão de diversificar seus investimentos para algo mais rentável.

A princípio não possuía área em Dom Viçoso para o plantio e com o auxílio de seu sobrinho, Sr. Eliseo Pasqualini, que conduz o plantio, encontraram a área para plantar a floresta de 40 hectares de Mogno Africano em Dom Viçoso/MG.

Processo de implantação:

Através da Assessoria Técnica Financeira, a nossa equipe de especialistas, personalizou o projeto para a implantação da floresta em Dom Viçoso, dando todo o suporte aos investidores: desde as recomendações para a correção do solo e planejamento do plantio até as projeções financeiras para o futuro comércio da madeira.

As mudas e os insumos utilizados, foram fornecidos e reservados antecipadamente pelo IBF. Além das 67 mil mudas da espécie Khaya Ivorensis/grandifoliola, utilizaram-se as seguintes medidas para o preparo da área e das linhas de plantio:

 

tabela case 40 hectares

8 Fatores de contribuíram para o sucesso no plantio em Dom Viçoso:

 

  1. Correção de solo realizada atendendo às recomendações dos técnicos da assessoria obtendo-se boas características físicas e químicas;
  2. Assessoria para garantir todo auxílio na implantação, planejamento e condução da floresta;
  3. Espaçamento de melhor custo x benefício para a área: 3×2 metros;
  4. Utilização de 1.666 mudas por hectare;
  5. Mecanização de 95% da atividade devido ao relevo ser majoritariamente plano;
  6. Área escolhida e analisada com localização estratégica para recebimento dos insumos;
  7. Opção de realizar o plantio das mudas na época das chuvas: dezembro e janeiro de 2018;
  8. Condução do cronograma de atividades proposto para cada fase;