Qual a melhor época para plantar florestas comerciais?

Depois de decidido qual espécie de árvore irá plantar, começamos a estudar suas características e surgem diversos questionamentos técnicos a fim de diminuir os riscos de mortalidade durante o plantio. Um dos fatores cruciais para obter tal sucesso é se atentar em qual estação que será feito o plantio das árvores, seja ela em calçadas ou com finalidade comercial.

Por que devo me preocupar com a melhor época para plantar? melhor época para plantar florestas comerciais

Logo que recebemos as mudas devemos ter em mente que elas são sensíveis, delicadas, que requerem cuidado e atenção. Por estarem na fase de desenvolvimento, precisam obter o máximo de nutrientes possíveis para que possam crescer, tornando-se uma árvore grande e saudável.

Embora formadas, nesta fase, as raízes são pequenas e superficiais, ou seja, elas ainda não penetraram no solo para captar nutrientes. Conseguem absorver apenas substâncias que estão presentes na superfície do solo. Essa fase em que a muda irá enraizar no solo, chamamos de fase de “pegamento”.

Por isso, elas precisam ser plantadas na estação que apresenta maior índice pluviométrico, ou seja, período de maior incidência de chuvas para que, assim, ela possa coletar mais nutrientes e consequentemente se desenvolva, aprofundando suas raízes no solo. Dessa forma, costuma-se a realizar o plantio das florestas comerciais entre setembro e janeiro. 

Muda rustificada pronta para plantarEscolha bem sua muda

É recomendável sempre se atentar sobre o método de produção das mudas que adquiriu. Mudas produzidas em estufas não apresentam resistência suficiente para enfrentar intempéries do campo.

Por isso, sempre verifique se a muda é climatizada e rustificada, ou seja, se ela foi desenvolvida em ambiente que simula todas as possíveis ocorrências que podem surgir no campo, dessa forma, ela já irá apresentar maior resistência do que as outras que não passaram por esse processo. E também confira se as raízes delas estão bem formadas, isto é, se estão bem desenvolvidas de forma que, ao retirar a muda do tubete ou vaso, você consiga ver as raízes da planta. Isto significa que ela está pronta para ir a campo.

Cuide também do seu solo para obter maior sucesso

Lembre-se que antes mesmo de definir a época que irá plantar, é importante  realizar o estudo da área de cultivo e fazer a análise química do solo. Nessa análise é possível fazer um diagnóstico do local e identificar se há a necessidade de corrigir os nutrientes presentes no solo. Essa ação irá ajudar o desenvolvimento da muda, para que ela tenha melhor desempenho de arranque em seu crescimento.

Evite realizar o plantio em épocas de seca, mesmo que solo esteja corrigido e apresente qualidades suficientes para o desenvolvimento da muda, não é recomendado realizá-lo, uma vez que não há o escoamento de nutrientes durante esse período. Caso o plantio de florestas comerciais, seja feito durante a estiagem será necessário investir um valor significativo em irrigação para obter pegamento das mudas. Sendo assim, é melhor se planejar com antecedência para realizar o plantio com o melhor custo benefício da sua floresta!

Referencial Tecnico

Vantagens do Mogno

 

 

 

 

Treinamento

 

Boletim Informativo

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 whats

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3066-2045

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551