Conheça o plantio de 10 ha de Mogno Africano no estado do Maranhão

Todo empreendedor ao buscar novas opções de investimento se depara, em determinado ponto de sua pesquisa e implantação, com a necessidade de contratar profissional com expertise para auxiliá-lo no desenvolvimento de seu projeto.

Especialista do IBF Solano Aquino em Zé DocaMAO Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) tem acompanhado o aumento no número de investidores na cultura agroflorestal, em especial do Mogno Africano, pelo fato da madeira produzida por essa cultura apresentar retorno financeiro atrativo e também ser de interesse do mercado europeu.

Diante das vantagens que o Mogno Africano apresenta, o pecuarista e empreendedor, Sr. Erlinael, optou por investir nesse cultivo contratando a Assessoria Técnica Financeira do IBF. Essa assessoria visa fornecer auxilio para implantação de florestas e criação do planejamento personalizado para sua fazenda. Estão inclusos na assessoria:

  • Planejamento;
  • Análise e recomendações para correção do solo;
  • Acompanhamento do plantio;
  • Manutenção;Guia financeiro;
  • Projeto Técnico.

Foto 1: Especialista do IBF, Solano Aquino, em Zé Doca/MA.

Durante esse período da elaboração do planejamento e de análise para correção do solo, foi reservado mudas de mogno africano, para que se desenvolvessem e se tornassem mais rustificadas a fim de aumentar o índice de pegamento. 

Implantação de floresta de Mogno Africano em Zé Doca/MA 

Zé Doca/MA é uma das regiões mais prósperas da Amazônia Maranhense por apresentar terra fértil, temperatura quente, fácil captação de água e índice pluviométrico significativo, tornando-se, assim, ambiente favorável para o cultivo de Mogno Africano. Além disso, possui localização estratégica por estar aproximadamente a 300 km do Porto Itaqui, São Luís/MA, que está entre os principais portos do Brasil.

Para a implantação de uma floresta de 10 hectares (ha) de Mogno Africano, foi feito um planejamento, o qual consiste na definição do orçamento, cronograma das atividades e projeto técnico.

Na elaboração do orçamento foi feito um levantamento dos implementos que a fazenda já possuía e as que seriam necessário adquirir. Também foi contabilizado custos de insumos, mão de obra, ferramentas e maquinários. O cronograma consiste no controle  das atividades a serem desenvolvidas e o estudo estratégico da melhor época para plantio. Enquanto o projeto técnico (business planning) é a visão geral da atividade a ser realizada junto com o empreendedor que irá conter previsão de crescimento, preço de venda da madeira e diagnóstico de mercado.

Transbordo de 53 toneladas de calcário para correção do solo

Após elaborado o planejamento, foi feito uma análise de solo e identificado a necessidade de ação preventiva de correção de solo na fazenda de Erlinael. Antes de qualquer ação, foi realizado treinamento das técnicas de plantio e manutenção pelo IBF junto a equipe para que não haja incidentes na implantação.

Uma das correções consiste em adicionar calcário para equilibrar o sistema de ciclagem dos nutrientes. Também foi aplicado biofertilizante e cepas de fungos e bactérias, que são compostos por organismos benéficos capazes de sintetizar o fertilizante químico e otimizar captação de nutrientes a fim de melhorar ainda mais o desenvolvimento da floresta.

Foto 2: Transbordo de 53 toneladas de calcário para correção do solo.

Abertas vias de acesso para transporte dos insumos

 

Durante a execução do projeto, foram abertas vias de acesso para transporte dos insumos até a lavoura florestal e incorporação de mais de 50 toneladas de insumos e corretivos.

Após a implantação da floresta, é realizado ações de monitoramento da floresta para garantir crescimento e desenvolvimento de qualidade da floresta, manutenção e controle de pragas, doenças e competidores com suporte do IBF. 

Foto 3: Abertas vias de acesso para transporte dos insumos.

 

Saiba mais sobre a Assessoria

Vantagens do Mogno

 

 

 

 

Treinamento

 

Boletim Informativo

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 whats

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3066-2045

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551