Como as árvores se defendem de doenças e lesões

As plantas não têm sistema imunológico como os seres humanos e animais. Ao invés disso, elas possuem um evoluído processo de proteção que é totalmente diferente e fascinante. Nas árvores, este processo é conhecido como a "compartimentalização do lenho” que é um processo no qual uma árvore lesionada por motivos mecânicos (roedores, podas e insetos) ou biológicos (fungos e bactérias) é capaz de iniciar um processo de defesa ou barreira fisio morfológica impermeabilizando a casca. Após a formação desta primeira barreira, inicia-se o desenvolvimento de uma nova casca ou o que chamamos de Periderme Necrofilática (PN).

como as árvores se defendem - arvore lesionada


Para entender um pouco mais deste processo é preciso antes, compreender sobre como as árvores crescem. Elas possuem a incrível capacidade de gerar novas células, porém, não têm a capacidade de reparar danos, ao invés disso, elas respondem a essas doenças e lesões, isolando-a de seus tecidos vivos.

O segundo passo no processo envolve a construção de novas paredes em torno da área danificada. Este é o lugar onde o verdadeiro processo de compartimentalização começa, de modo que ela bloqueie o compartimento a partir dos tecidos vasculares que a envolve. Estas novas células também apresentam metabolismos altamente alterados para que elas comecem a produzir ainda mais compostos que ajudam a resistir e evitar a propagação de quaisquer micróbios que podem estar causando a lesão.

A terceira parte do processo é o crescimento da madeira em que novos tecidos crescem entorno da área infectada e, se a árvore é saudável o suficiente, vai superar as infecções. As árvores essencialmente armazenam e isolam as bactérias, fungos, vírus e micróbios que precisam de tecidos vivos para sobreviver e bloqueiam assim o fornecimento de alimentos para o organismo causador da doença. Muitos dos defeitos que vemos em produtos finais de madeira são os resultados dessas mudanças.

 

 

Imagem - Madeira serrada lesionada

Portanto, é muito importante buscar o auxílio de profissionais e especialistas para a execução de um bom projeto florestal de fins comerciais, para que se minimize ou anule os danos, aumentando o retorno financeiro de sua floresta com madeiras serradas saudáveis e de boa aparência para venda.

 

Madeiras de Mogno Africano

Imagem 02 - Madeira serrada saudável

 

Conheça nossos Cases de Sucesso

 

 

Vantagens do Mogno

 

 

 

 

Treinamento

 

Boletim Informativo

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 whats

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3066-2045

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551