Plantar florestas de madeira nobre tem atraído diversos investidores. Conheça 5 principais motivos para investir em Mogno Africano

O Mogno Africano ganha cada vez mais espaço para a produção de madeira nobre. Nos últimos anos, o cultivo da árvore tem atraído diversas pessoas interessadas em investir em Mogno Africano, tanto nacionais quanto internacionais e este número vem crescendo a cada dia. O tempo de crescimento do Mogno Africano é rápido comparada a outras espécies de madeira nobre, além  de possuir alto valor comercial.

Conheça os 5 principais motivos para investir em Mogno Africano:

1. Retorno financeiro

Cada hectare de Mogno Africano plantado para produção de madeira para exportação, pode render uma receita de mais de um milhão e meio de reais até o final de seu ciclo.

De acordo com estudo desenvolvido pelo IBF, é esperado que a taxa interna de retorno (TIR) seja de aproximadamente 18%, tendo como base a valorização de 9% ao ano (a.a) da terra, a valorização da madeira em 2,3% a.a. e inflação de 2 a 3,5%.

Entenda com mais detalhes a estimativa baixando a planilha modelo de investimento AQUI!

objetos de madeira

2. Qualidade e utilização diversificada para investir em madeira de Mogno Africano 

As madeiras nobres apresentam maior valor comercial porque são mais duras e possuem maior durabilidade quando comparadas às madeiras comuns como pinus e eucalipto.

O Mogno Africano é utilizado para fins de marcenaria, pisos leves, faqueados, movelaria fina, construção naval, construções sofisticadas, móveis de mogno africano e inúmeros outros produtos especiais, como instrumentos musicais, artesanato, entre outros.

3. Fenômeno do Apagão Florestal: mudanças positivas e profundas no mercado

O Apagão Florestal corresponde a diminuição de áreas privadas para produção e extração de madeiras devido a pressões na Amazônia e, por outro lado, ocorre o aumento na demanda por madeiras nobres serradas. O fato oportuniza implantar novas florestas a fim de atender a demanda do mercado de forma sustentável e equilibrada, aptas às exigências do mercado consumidor.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, atualmente (2019) foram extraídos mais de 10 milhões de metros cúbicos de madeira dura tropical para atender à indústria, sendo que a demanda deve chegar a 21 milhões em 2030, por outro lado a oferta reduzirá para 5 milhões, gerando um déficit de 16 milhões de metros cúbicos.

apagao florestal oferta de madeira em tora

 Fonte SBF 2011.

4. O preço do metro cúbico é muito valorizado no mercado

O mercado madeireiro internacional pratica o valor da madeira com base no dólar ou do euro, que são moedas mais estáveis ao ser comparada com o real. De acordo com o IBF, o preço é estimado entre 281 a 750 euros para madeira em tora.

Informações divulgadas pelo The International Tropical Timber Organization (ITTO), mostram que a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, resultando em uma valorização de 108,24% durante o período.

Esses valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4m up.
*Informações obtidas em Julho/2022.

5. Antes de investir em Mogno Africano, saiba que a legislação flexível é para espécies exóticas

As espécies nativas para fins comerciais são reguladas pelo IBAMA, tendo regras mais rigorosas para controle de produção e comércio. Já as espécies exóticas, como o Mogno Africano, possuem uma legislação mais flexível e exigem outros documentos para comercialização legal dessa madeira. Os documentos podem variar de região para região de plantio. 

botao-cta-infografico-rentabilidade-do-mogno-africano