A Jabuticaba Sabará é uma árvore frutífera nativa. Sua floração ocorre 40 dias antes de seus frutos amadurecerem, sendo que sua frutificação se dá no final do inverno e da primavera. Aproximadamente 3 semanas de seu florescimento, o fruto amadurece e sua colheita pode ser feita.

Jabuticaba SabaráNome Científico: Plinia trunciflora (Myrtaceae).Clique aqui para comprar Mudas de Jabuticaba Sabará!

Características: Árvore perenifólia, de porte médio, com até 15 m de altura e 40 cm de diâmetro. Casca lisa e descamante, de cor cinzento-castanha. Suas folhas são simples, opostas, lanceoladas, de coloração verde-escura e até 7 cm de comprimento. As flores são brancas e medem cerca de 1 cm e, os frutos, são bagas globosas e suculentas de até 3 cm de diâmetro.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Madeira: Medianamente pesada, usada em marcenaria e carpintaria.

Aspectos Ecológicos: Espécie de solos aluviais úmidos indiada para o plantio em florestas ribeirinhas de preservação permanente. Os frutos são consumidos por pássaros, micos, quatis, porcos-do-mato, cotias e capivaras. A floração e frutificação varia conforme a região, porém, em geral, ocorrem entre os meses de janeiro-fevereiro e agosto-setembro, respectivamente.

As espécies de árvores nativas como a JABUTICABA SABARÁ são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Acácia Australiana!

 

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas