Mudas Nativas

Produção de Mudas Nativas Através dos viveiros filiados e associados do IBF são produzidas as mudas nativas para atender as demandas de projetos de Rec

Leia mais »
Sementes

  Por meio de parceria com comunidades ribeirinhas e agricultores familiares, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) realiza a aquisição voluntária d

Leia mais »
Treinamento e Capacitação

    "Com intuito de contribuir com o desenvolvimento ambiental no Brasil, o Instituto Brasileiro de Florestas promove diversos cursos, cujo t

Leia mais »

 

 

1º Workshop Internacional 

Mogno Africano

Notícias

Abaixo você encontra notícias sobre o Instituto e os mais diversos assuntos da área ambiental.

 

NOSSA EQUIPE

Conheça a equipe do Instituto Brasileiro de Florestas.

 

1º Seminário Brasileiro de Mogno Africano

Criado em 30 Março 2012

Considerado “ouro verde”, mogno africano é tema de seminário em Minas Gerais


altMóveis, construção civil, instrumentos musicais, construção naval, dentre outros usos. Alto rendimento – mais de R$2.300 por metro cúbico de madeira, e uma média de 300 a 500 metros cúbicos por hectare. Crescimento mais rápido, resistência maior às pragas. Todas essas características fazem do mogno africano (khaya ivorensis) uma cultura que desperta o interesse de produtores rurais brasileiros. O “ouro verde” será tema, nos próximos dias 30 e 31 de março, do 1º Seminário Brasileiro Mogno Africano, em Pirapora (MG). A expectativa é de reunir cerca de mil pessoas para troca de experiências e informações sobre o mercado interno e externo de madeiras nobres.

O evento, que será realizado a cada dois anos em um estado brasileiro, é promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Mogno Africano (ABPMA), com patrocínio de entidades privadas e governamentais. A programação será divida entre as palestras no Centro de Convenções de Pirapora, na sexta-feira (30), e o Dia de Campo, na Fazenda Atlântica Agropecuária, no sábado (31). Os participantes farão uma visita ao campo experimental de madeiras nobres, ao plantio de mogno africano irrigado e também uma demonstração ao vivo do plantio de mogno africano. A programação inclui também o lançamento do livro “Ecologia, Silvicultura e Tecnologia de Utilização dos Mognos Africanos”, com a presença de um dos autores, o professor da Universidade Federal de Viçosa, Antônio Lelis Pinheiro.

Histórico
A trajetória do mogno africano começou no Brasil há quase 40 anos, quando uma comitiva da Costa do Marfim visitou o Pará. Na época, o pesquisador da Amazônia Oriental, Ítalo Claudio Falesi, ganhou seis sementes de mogno africano do ministro da Agricultura daquele país, com uma recomendação: "faça bom uso, isso é ouro verde".  Ao longo dos anos, as sementes de "ouro" se espalharam pelo país e o mogno africano conquistou a admiração de investidores e produtores rurais.

Curso de Produção de Mogno Africano

altNo contexto da produção desta espécie nobre, o Instituto Brasileiro de Florestas promove o Curso de Produção de Mogno Africano, tendo o objetivo de expor as técnicas e métodos para a demarcação de matrizes, coleta de sementes, quebra de dormência, germinação, produção das mudas em viveiros de tubetes, plantio e manejo comercial de produtos madeiráveis e não madeiráveis derivados de florestas plantadas de Mogno Africano.

Data: 12 de Maio de 2012 - Sábado
Local: Belo Horizonte/MG
Contato: (43) 3324-7551/ (43) 9923-1716 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para informações adicionais, clique aqui
 

Solano Aquino
Diretor Presidente
Higino Aquino
Diretor de Desenvolvimento
Wiliam Aquino
Diretor de Comunicação
Renata Furtado Brito
Departamento Financeiro e RH
Lucimara Gomes Venancio
Departamento Financeiro e RH
Ariadne Bezerra da Silva
Departamento Administrativo
Gilberto Felipe Capeloto
Departamento Administrativo
Jaqueline dos Santos Ferrarezi
Departamento Administrativo
Leila Bussolaro
Departamento Administrativo
Poliana Suellen de Oliveira
Departamento Administrativo
Carla Angélica Iwai
Departamento Comercial

Solano Aquino

Diretor Presidente

 

 

Materiais de Estudo