Instituto Brasileiro de Florestas

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Grupo de trabalho é criado para avanços em pesquisas em sementes nativas

E-mail Imprimir PDF

altO estudo inédito no Brasil com intuito de elaborar metodologias de análises e definir o índice de germinação de sementes nativas é conduzido pelo Instituto Brasileiro de Florestas – IBF em parceria com empresa Isla Sementes, empresa líder no seguimento de sementes da América Latina. A ideia é poder difundir conhecimentos e sementes nativas de qualidade e origem comprovada para várias regiões do Brasil. Outro tópico de análise diz respeito a testes de embalagens e armazenamento através da tecnologia já utilizada pela Isla Sementes. Para tanto, há a previsão de criação de um laboratório de análise de sementes.

Inicialmente serão pesquisadas 17 espécies arbóreas da flora brasileira para fins conservacionsita e arborização urbana. Segundo o Diretor de Desenvolvimento do IBF, Higino Aquino, tal atividade alté essencial para contribuir com a oferta de sementes no mercado e combater gargalos voltados a falta de sementes para ações de compensações atreladas à intervenções ambientais. Neste contexto, vale-se citar: Copa do Mundo 2014 no Brasil; Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro; Obras relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que possui obras voltadas à energia, habitação, saneamento, transporte; Construções de usinas hidroelétricas, entre outros. Estamos realmente passando por um "apagão de mudas", que tem origem também nas sementes, um exemplo disto são as Olimpíadas de 2016 que prevê o plantio de 24 milhões de árvores nativas para fins de compesação de GEE emitido.

Por essa razão, esta atividade pode potencializar o processo de coleta, beneficiamento de sementes de espécies nativas para restauração florestal.

Espécies Pesquisadas

 

  • Barbatimão Ornamental
  • Bracatinga
  • Bracatinga de Campo Mourão
  • Canafistula
  • Cassia do Nordeste
  • Cebolão
  • Goiaba Vermelha
  • Jurubeba
  • Maricá
  • Monjoleiro
  • Mutambo
  • Olho de Pavão
  • Pau Amendoim
  • Pau Cigarra
  • Pau D'Alho
  • Pau Fava
  • Pau formiga
  • Sansão do Campo
  • Tamanqueiro
  • Timburi
  • Tucaneiro
  • Urucum
ProjetoSementes do Trabalho

 

O IBF, por meio do Projeto Sementes do Trabalho adquiriu cerca de 06 toneladas de sementes nativas junto a parceria com comunidades indígenas, ribeirinhas e agricultores familiares. Nesse sentido, além de obter sementes nativas, o IBF visa modificar hábitos extrativistas das comunidades, proporcionando uma fonte de trabalho auto-sustentável no processo de coleta das sementes nativas.

O Projeto Sementes do Trabalho dá o suporte técnico e comercial, desde a capacitação dos agentes até a geração de uma renda mensal através da garantia de compra das sementes coletadas.

As famílias beneficiadas recebem equipamentos e materiais de coleta para a realização da atividade proposta além de capacitação técnica para processamento e limpeza do material coletado que é destinado à produção de mudas de árvores nativas.

Última atualização em Qua, 14 de Dezembro de 2011 13:47  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Follow us on Twitter

Doações

Plante sua árvore

Por quanto tempo deseja adotar sua árvore?

Quantas árvores deseja plantar:




 

Busca Avançada

Quem está Online

Nós temos 386 visitantes online

Receba Boletim Semanal

Nome:
E-mail
Cidade:
 

Google e IBF juntos por uma causa!

Treinamentos

Participe da Comunidade Plante Árvore!

Bem-vindo ao

Plante Árvore

Registre-se

ou acesse

_______________________

Você também pode se registrar no:

Google  Facebook  twitter  

 

Vídeos

Comunidade Google

Informativo

Como posso ajudar?

Chirs Flores Ano Internacional das Florestas

Ganhe dinheiro ajudando o Planeta!

Cadastro de Coletores de Sementes Nativas

RSS (Really Simple Syndication)

Selo Plante Árvore

Selo Plante Árvore