Vantagens / diferenciais do Mogno Africano em relação a outras culturas

O manejo de florestas de Mogno Africano se relaciona com o conceito de Investimento Verde, no qual o empreendimento fornecerá madeira serrada ao mercado e tirará, consequentemente a pressão das árvores da Amazônia, diminuindo-se assim o desmatamento de árvores da região, preservando-as.

Vantagens de plantar Mogno Africano

Neste contexto de investimento verde, os investidores e sua equipe de campo são capacitados a realizar todas as operações florestais para atingir o sucesso da floresta a ser implantada, desde o preparo do solo, plantio, desramas, desbastes e todas as demais atividades previstas no projeto florestal, assim como a escolha do melhor mercado para a madeira produzida pelo projeto. Assim sendo, o negócio florestal que contrata este serviço receberá acompanhamento in loco de técnicos para o desenvolvimento de sua floresta, sendo responsável por este ciclo florestal, gerando oferta de madeira, preservação da natureza, geração de empregos, além de fortalecer o setor contribuindo com a oferta de madeira de forma sustentável.

Vantagens em investir em um Projeto de Mogno Africano:

  • Segurança no investimento, visto a existência de parceiros consolidados no país;
  • Parceiros técnicos com know-how no manejo de florestas;
  • Madeira com alto valor agregado;
  • Grande demanda de mercados externos por madeiras serradas;
  • Início de retorno financeiro oriundos de desbastes;
  • Clima e solos favoráveis para o manejo da espécie.

Nesta temática, o Instituto se coloca a disposição para fornecimento tanto de produtos (mudas e insumos) quanto de serviços.

Instituto Brasileiro de Florestas na IWF 2016

Do dia 24 ao dia 27 de Agosto, acontecerá em Atlanta, a IWF (International Woodworking Fair). Trata-se de uma das principais feiras de marcenaria para fabricação de móveis, arquitetura de madeira, personalizadas e indústrias em geral do mundo.

O evento combina planejamento e logistica, novas técnologias e tendências, trazendo mais de 1000 expositores, 16.000 participantes e 25.000 pessoas em geral. É onde as indústrias de planejamento e Design da madeira se reúnem, para resolver problemas, encontrar soluções e compartilhar ideias.

IWF 2016

Você é um fabricante, fornecedor ou tem interesse pelo setor madeireiro?
Então você precisa participar deste evento. Receba a programação completa no link abaixo:

www.conteudo.ibflorestas.org.br/missao-de-negocios-mogno-africanoReceber Material

6th International Workshop of African Mahogany

sementes-de-mogno-africano-khaya-ivorensis15

African Mahogany

Through the realization of the International Workshop of African mahogany, the Instituto Brasileiro de Florestas intends to disseminate and strengthen the cultivation of this noble wood in Brazil, promoting interaction between professionals, entrepreneurs, investors, students and research institutions, thus creating a network of collaborators able to optimize the entire process of the production chain and management of this species.

6th International Workshop of African Mahogany

Date: April 07, 2017
Location: Sao Paulo / SP

more-info

Objectives:

  • Capacitate companies and agents for professional cultivation process of African mahogany;
  • Integrate the public interest in common objectives;
  • Indicate the best practices in conducting the creation of the African mahogany forest;
  • Overcome challenges through the exchange of experiences of other investors.

This workshop will serve to you who have intention in the production of seedlings, and aims technical information the species and also for those who seek for elements of silviculture technique.

 

mudas-de-mogno-africano4.jpg

African Mahogany

  • Basic techniques of production (farmed, dormancy breaking, seeding, stages of production, management, lagislation);
  • Silvicultural and ecological aspects of African mahogany;
  • Species x planting region;
  • Silvicultural techniques (technical steps implantation of forest – Pre, during and post planting);
  • Commercial prospects;
  • Case Study – African mahogany in Australia;
  • Economic exploitation of the Legal Reserve (RL).

more-info

VLI Promove Recomposição Florestal

VLI-imagemNo primeiro semestre de 2014, o IBF fechou parceria com a VLI Logística. Nesta parceria, o Instituto ficou responsável pela recomposição florestal de 52,01 hectares, como forma de compensação de projetos da VLI.

“É um orgulho para nossa empresa associar-se ao IBF, um dos institutos mais renomados da área florestal no Brasil. Esta parceria significa um grande passo no cumprimento do nosso papel socioambiental”, afirma João Paulo de Mesquita, engenheiro florestal responsável pelo projeto.

Com esta parceria, a VLI poderá ampliar sua área plantada, aumentar a riqueza de espécies introduzidas e garantir maior sobrevivência e perpetuação das florestas, bem como reafirmar seu compromisso.

vli logo
VLI é uma empresa que oferece soluções logísticas integradas ao negócio de seus clientes, oferecendo um sistema totalmente integrado com ativos próprios e de terceiros que conectam ferrovias, portos e terminais. Essa integração logística da VLI assegura uma operação mais ágil, segura e eficiente, possibilita ganhos em toda a cadeia produtiva e contribui para o crescimento dos clientes.
Para informações adicionais, acesse: www.vli-logistica.com

2º Workshop Internacional de Mogno Africano supera as expectativas!

O 2° Workshop Internacional de Mogno Africano realizado em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) contou com a participação de especialistas em cultivo da madeira nobre para orientar investidores e interessados em conhecer sobre a produção de mudas. As oficinas mostraram desde a compra da muda da espécie, preparação do solo, plantio, cultivo, manutenção da floresta e, especialmente, como comercializar a produção da madeira, cujo ciclo dura em torno de 17 anos. Para o público, os temas relacionados a como negociar a produção foi um diferencial do evento. Quem esteve presente ficou satisfeito com a organização e a temática apresentada.

sinval.pecuarista

Sival de Silveira – Pecuarista

Entre o publico estavam reunidos investidores do agronegócio, pesquisadores produtores do Mogno Africano. Todos queriam conhecer a respeito do processo de produção da madeira. Entre os participantes e interessados em investir no Mogno Africano, o pecuarista e produtor de soja, Sinval da Silveira Pinto, decidiu rentabilizar suas terras. “Eventos como esse são importantes para a troca de informações entre produtores de diversas áreas. Pretendo investir no Mogno porque é um negócio que será proveitoso no Mato Grosso do Sul, além de gerar empregos e movimentar o mercado”, explica Sinval. Durante o evento, Sinval anunciou a plantação de um milhão de mudas de Mogno Africano com acompanhamento do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). “Não faremos a implantação da floresta toda de uma só vez, ela será feita por etapas e contaremos com a assistência do IBF”, disse o investidor. Com a cultivo em etapas, a rentabilidade é gerada a cada fim de ciclo, quando a árvore estará pronta para o corte.

Para os produtores que já investiam em Mogno, o Workshop foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a produção. De acordo com Pedro Miranda, produtor de Mogno Africano, o evento foi uma oportunidade de reforçar seus conhecimentos sobre a madeira nobre. “É interessante poder agregar mais conhecimentos sobre a produção de Mogno e poder explorar a produção em outras regiões. Hoje contamos com cerca de 1 milhão de mudas plantadas em diversas regiões do país. Nós conhecemos o Mogno através do IBF e decidimos investir”, conta o produtor Pedro Miranda.

tiagoesandra

Tiago e Sandra – IBF

O evento contou ainda com a participação dos parceiros do Instituto Brasileiro de Florestas que falaram sobre sua área de atuação. Entre eles, estavam os diretores executivos do Projeto Brasil, Carlos Oliveira e João Henrique de Oliveira Neto, que aproveitaram o público segmentado do evento para expor os seus serviços. “Essa é a primeira vez que participamos de um evento do IBF e estamos contentes em poder participar dessa troca de experiências”, contou Carlos Oliveira. Outra empresa parceira, a Eco Capital, empresa que comercializa terras e mudas para plantação e implantação de florestas, também aprovou o evento. Para o diretor executivo da Eco Capital, Aparecido Benedito, o principal ponto positivo é conhecer investidores de diversos segmentos.

Continue Lendo

Instituto Brasileiro de Florestas convida você para Ligna 2015

Ligna 2015

Ligna 2015

Venha participar da comitiva do IBF para a Ligna 2015 em Hannover – Alemanha, nos dias 11 à 15 de Maio.

Haverão mais de 1.500 expositores com variedades de máquinas, ferramentas e instalações para todos os aspectos de trabalhos com madeira, dedicados a tendências e sustentabilidade.

Ficou interessado? Entre em contato comigo e mandarei mais informações.
flavia   Atenciosamente,
   Flávia Elillo
flavia@plantearvore.com.br
   Departamento de Comunicação

   Instituto Brasileiro de Florestas



www.ibflorestas.org.br
World Trade Fair for the Forestry and Wood industries

Hannover – Alemanha
Data: 11/05/2015 à 15/05/2015
Site: www.ligna.de/