700
lightbox[images/upload_slides/click-mudas-03.jpg] Click Mudas

Click Mudas

Projeto do Instituto Brasileiro de Florestas voltado a realizar o comércio eletrônico de mudas, sementes florestais e insumos para criação de florestas, responsáveis pela restauração de áreas degradadas e/ou áreas de preservação permanente (APP) e criação de florestais comerciais de madeira nobre.

Conheça a loja

Cursos

Com intuito de contribuir com o desenvolvimento ambiental no Brasil, o Instituto Brasileiro de Florestas promove diversos cursos, cujo tema central remete a produção de mudas florestais e seus possíveis desdobramentos.

Inscreva-se

Eco Parceiros

O Programa Eco Parceiros promove o empreendedorismo sustentável, através da implantação de viveiros de produção de mudas nativas. Um empreendimento que une a missão do Instituto Brasileiro de Florestas de restaurar e conservar as florestas nativas, com a oportunidade do Eco Parceiro ter um negócio rentável.

Saiba mais

Floresta ALD

A parceria entre a ALD Automotive e o Instituto Brasileiro de Florestas realiza a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE) da frota de veículos da empresa e de seus clientes.

A parceria entre as empresas deu origem à Floresta ALD e tem como missão congregar pessoas e empresas que tenham interesse em colaborar para a recuperação de florestas nativas Brasileiras.

Saiba mais
lightbox[images/upload_slides/Florestal-plast.jpg 640 360]

Florestal Plast

A Florestal Plast produz tubetes plásticos para reflorestamento com sua expertise e tecnologia para fabricar materiais plásticos para viveiros de mudas florestais a partir da reciclagem de sobras da indústria.

Saiba mais
Mudas Nativas

Por meio da utilização de tubetes da Florestal Plast com substrato adequado e adubação de base com fertilizantes inteligentes (adubo de liberação lenta), a

Leia mais »
Sementes

Por meio de parceria com comunidades ribeirinhas e agricultores familiares, o IBF realiza a aquisição voluntária de sementes de espécies nativas, buscando

Leia mais »
Treinamento e Capacitação

Com intuito de contribuir com o desenvolvimento ambiental no Brasil, o IBF promove diversos cursos, cujo o tema central remete a produção de mudas floresta

Leia mais »

Notícias

Abaixo você encontra notícias sobre o Instituto e os mais diversos assuntos da área ambiental.

 

Equipe IBF

Conheça a equipe do Instituto Brasileiro de Florestas.

 

Pó de café usado

Criado em 15 Julho 2010

Combate à dengue: pode-se colocar o pó usado nos vasos de plantas sem medo de matá-las, uma vez que a borra de café é empregada até como adubo. O desenvolvimento do Aedes (transmissor da dengue) passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito. Ao ingerir a borra, a lava é intoxicada e morre. Isso impede que o Aedes atinja a fase adulta, que é quando transmite a doença.

http://www.venhavocetambem.com.br/novo/dicas-consumo.html

Massa para Modelar: As férias escolares chegaram. Um bom destino para pó de café usado é transformá-lo em massa de modelar para distrair a criançada. Veja a receita:

http://www.betharte.com/2008/03/25/massa-para-modelar-caseira-de-po-de-cafe-biscuit-massa-escolar/

Dicas domésticas: Para tirar cheiro de alho das mãos, esfregue pó de café usado nelas, lavando-as em seguida, sem esfregar uma mão na outra.

http://donasdecasaantenadas.blogspot.com/2009/12/donas-de-casa-antenadas-nos-truques-e.html

Aproveite o pó de café usado para lavar galheteiros e vidros de azeite. Ele também é bom para lavar e clarear pias brancas.

Depois da faxina, esfregue um pouco de pó de café usado nas mãos, para deixá-las claras e macias.

http://www.portaldoscondominios.com.br/culinaria2.asp

Vestuário: Uma xícara de café pode se transformar em duas camisetas A Singtex Industrial Co, de Taiwan, desenvolveu uma linha de roupas a partir de pó de café usado. A empresa tem parceria com a rede de cafeterias Starbucks, de onde recolhe de 300 a 400 quilos de borra por mês. O produto ganha das roupas normais em proteção UV, controle de odores e secagem mais rápida.

http://telacheia.com/blog/?p=704

Biodesel: Cientistas da Universidade de Nevada, nos EUA, informaram que é possível fabricar óleo combustível a partir de pó de café usado. Além do baixo custo (1 dólar por galão), a queima do biodiesel de café deixa um aroma inconfundível no ar.

http://www.artigos.com/artigos/biologicas/meio-ambiente/biodiesel-de-po-de-cafe-usado-5233/artigo/

Tinta de impressora: Imagina nunca mais ter que sofrer com a falta de tinta em seu cartucho na hora de imprimir aquele documento ou trabalho de última hora. Isso já é possível graças ao invento do coreano Jeon Hwan. Batizada de RITI Coffee, a impressora usa pó de café ou resto de chá como tinta. Veja como funciona:

http://colunas.epocanegocios.globo.com/empresaverde/2009/02/03/impressora-usa-borra-de-cafe-no-lugar-da-tinta/

Solano Aquino
Diretor Presidente
Higino Aquino
Diretor de Desenvolvimento
Wiliam Aquino
Diretor de Comunicação

Solano Aquino

Diretor Presidente

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem com sua dúvida, elogio ou sugestão.

 
Preencha os campos abaixo e clique Enviar. Retornaremos em breve!